domingo, dezembro 18, 2011

Peixe é campeão!


Em um final de semana em que todos estão falando do peixe, gostaria de dar meus pitacos também. Não exatamente sobre o time do Peixe – nem santista eu sou – mas de um peixe muito mais significante.
O “meu” peixe tem a ver com a época do ano que estamos vivendo, o Natal, pois o cristianismo primitivo foi logo identificado com a figura de um peixe. Você sabe o motivo?
Até o século IV d.C o cristianismo era uma prática religiosa proibida na maioria do Império Romano e, na clandestinidade, os primeiros fiéis foram obrigados a conceber medidas de precaução em relação aos seus perseguidores. Uma delas foi adotar algum símbolo ou sinal desconhecido da maioria, mas que identificasse, com alguma facilidade, os seguidores de Cristo. É aí que o peixe entra na história.
Aqueles nossos primeiros irmãos criaram a frase a seguir como o resumo máximo de sua fé: “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”. Essa frase escrita em grego (Iesous Christós, Theou Hyiós, Soter) – que era a língua corrente da época – gerava o seguinte acróstico: ICTHS – peixe, em grego!
Você com certeza já deve ter visto o símbolo do peixinho em algum adesivo ou grudado na traseira de algum carro. Ele é feito com duas semicircunferências e, conforme conta a tradição, os primeiros cristãos, ao suspeitarem de que alguém perto deles era cristão também, faziam uma das curvas, esperando que o outro completasse o desenho com a outra curva, formando assim o peixinho.
Durante mais de 300 anos o cristianismo foi perseguido e, ao contrário do planejado pelos homens maus e pelo próprio diabo, não somente sobreviveu, mas chegou a praticamente todo o mundo conhecido.
Esse é um milagre providenciado pelo próprio Deus que faz que sua Igreja consiga prosperar em circunstâncias tão adversas. O peixinho pode parecer pequeno e inofensivo, assim como um bebê humilde nascido em uma manjedoura. Que as aparências não nos enganem. O peixe é sempre vencedor, pois representa aquele que derrotou a morte (1Co 15.54-57) subjugando todos os seus inimigos (1Co 15.25).
O emblema desse peixe, portanto, está tatuado em nossa alma, nos garantindo a vitória sobre a morte e a certeza de que seremos mais que vencedores por toda a eternidade.
Aproveite o natal que se aproxima para comemorar aquele que é e sempre será o campeão do mundo, Jesus Cristo! Que seja ele sempre o primeiro no ranking do nosso coração!

Um comentário:

Tania Cassiano disse...

Rev.
Com Ele, também somos campeões. Que Bom!
Bom Natal pro sr. também e sua família.
Abs.

Related Posts with Thumbnails